"Citius, Altius, Fortius”

O mais rápido, o mais alto, o mais forte.
O lema olímpico adoptado em Havre, em 1897, nunca foi abandonado e consta das palavras “Citius, Altius, Fortius” – O mais rápido, o mais alto, o mais forte.
Os jogos estão aí! Os Olímpicos!
Lembro-me de seguir atentamente os jogos quando era criança e esse hábito acompanhou-me ao longo dos anos. Este ano não será diferente!
Hoje, já não partem arautos de Olímpia a anunciar a trégua sagrada; os jogos já não começam com um juramento no altar de Zeus; os atletas já não se apresentam nus;Já não se erguem estátuas em honra dos vitoriosos e nem são fonte de odes triunfais... Mas os vencedores continuam a ser recebidos como heróis no seu país!
A última Olimpíada da era antiga aconteceu em 393 d.c., quando o imperador Teodósio proibiu a adoração aos deuses e cancelou os Jogos. Não me lembro de ter assistido a esses...
É em Olímpia que se encontra o coração daquele que havia de legar ao mundo o espírito Olímpico – Pierre Coubertain. Ele fez renascer os Jogos Olímpicos em 1896, que ficaram conhecidos como os jogos da Era Moderna.
Hoje, os jogos já não têm o poder de interromper guerras, são interrompidos por elas; Muita coisa mudou, desde 1370 a.c., mas espero que a máxima de Coubertain perpetue o espírito olímpico: “importante é competir, não vencer".
Parabéns a todos os atletas, que lutaram para chegar a Pequim! Já são vencedores!
Este Post é dedicado à Ana e à Silvia... Beijos :)
Partilhar no Google +

Armazém de Ideias Ilimitada

    Comentário Google +
    Comentário Facebook

1 comentários :

Anónimo disse...

Olá amiga, esqueceste-te de uma pessoa muito importante, tu própria. Também tu, és uma lutadora e vencedora. No que à minha pessoa diz respeito, um muito obrigado. Beijo grande. Ana Ferrinho